sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A evasão na EaD e a Cultura do brasileiro com a EaD

Recentemente acompanhando um Blog sobre EaD uma discussão me chamou muito a atenção, era uma reflexão sobre a Evasão na educação a distância no Brasil tida como muito alta, muitos comentários criticando essa postura do brasileiro foram publicadas, mas todas tinhas o mesmo tom o brasileiro teria uma disposição menor a se comprometer com uma educação menos direcionada e que necessitasse de maior compromisso.

Refletindo sobre essa questão me passou ela cabeça que tal prerrogativa não passava por uma natural falta de compromisso do brasileiro e sim por uma questão cultural e que para mim seria facilmente combatida se o governo investisse em criar uma cultura desde cedo nos alunos desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio até o ensino superior uma cultura relativa ao uso da EaD.

Essa cultura só será possível com a disseminação em massa das ferramentas de tecnologias e também do acesso em massa da população a Internet Banda Larga. As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia. 

Acredito que todas essas causas são reflexo de uma falta de intimidade com essa modalidade de ensino e não por uma falta de compromisso natural do brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário